quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Hans Christian Andersen e algumas flores poéticas




Três contos de Andersen têm flores e um lugar especial em meu coração, na verdade muitos contos dele tem a mágica presença floral e moram em meus mais doces pensamentos, e ainda farei um post especial com outros dois contos com nomes de flores que guardam muita poesia, mas por agora quero falar desses. “O anjo” conta a história sobre uma criança que está a viajar ao céu com um anjo. Toda criança ao morrer é levada pelos anjos para passear voando pelos lugares que gostou, e levam flores para que Deus possa lhes dar vida em um abraço no coração lá no céu, e assim as flores recebem voz e cantam em um grande coro, crescendo mais lindas no mundo celeste do que na terra. O menino escolhe uma roseira que estava quebrada, e o próprio anjo pede para ele levar uma florzinha seca em um vaso, revelando depois que antes de ser anjo foi um menino, e que aquela florzinha era dele e lhe dava felicidades sempre florindo quando esteve doente. 




No conto “Cinco grãos de uma só vagem”, uma ervilha cai perto da janela de uma menina que estava doente, crescendo e dando uma pequenina flor que renova suas esperanças. Uma pequenina flor que recupera a saúde, que acalenta os olhos, como se fosse a flor mais preciosa dessa vida, que traz uma pequena e terna alegria. É como se a alma da menina acabasse se ligando com a flor, voltando a querer florescer. 


Em “As flores da pequena Ida”, a menina escuta uma história que as flores ficam murchas por estarem cansadas, pois durante a noite, todas as flores dão um lindo baile. Ida acredita e até presencia um baile floral, com flores dançando, cantando e tocando até piano. Todas as flores nessas histórias são como um acalento, e meu coração também quando está triste e sem forças se alegra por uma florzinha minha que começa a nascer e desabrochar. Flores pelo caminho sempre alegram meus passos, de uma pequenina plantinha pode nascer uma imensa felicidade. Bonito imaginar flores que cantam a noite ou no céu, anjos e crianças que escolhem florzinhas machucadas e as levam para o coro celeste. As flores na terra são como um pouquinho de céu, e nosso coração certamente pode ser esse jardim florido e cantante. Fico aqui florescendo meus olhos nessas leituras, deixando florescer meu coração na escrita, quem sabe ainda possa nascer em alguma letra, uma pequenina flor bailarina. 



6 comentários:

Clayci Oliveira disse...

Que lindo! Eu não conhecia e já fiquei encantada pelo que falou.
Já fiquei com vontade de ler ♥

Hey I'm With The Band disse...

Que lindo a história do anjo!
Até me emocionei, pois lembrei do filho da minha melhor amiga, ele morreu ainda bebê e ela sempre chama ele de anjo... ♥
Lindas histórias!

https://www.heyimwiththeband.com.br/

Isadora disse...

Amei conhecer sobre esses poemas. Eu também adoro essas ilustrações antigas presentes no livro! Tenho acompanhado bastante a sua conta do instagram, adoro ver as coisas lindas que você faz e compartilha <3 Um beijo e ótima segunda, Gaby <3

Graça Pires disse...

Claro que você tinha que ter lido e saboreado Hans Christian Andersen. A magia dos contos não escapou à sua sensibilidade, minha Amiga Gaby. Foi bom lê-la.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Gaby

a sua delicadeza e a sua ternura, até comove.
sensibilidade que voce colocou neste texto, está muito bela.
claro que Hans Christian Andersen não podia faltar na sua leitura.
boa semana
beijinhos
:)

Dai Castro disse...

Que contos encantadores, eu não conhecia nenhum deles. Achei muito bonito a mensagem de esperança do conto Cinco grãos... Fiquei com vontade de conhecer contos menos conhecidos, acho que vai ser uma oportunidade legal de entrar em contato com histórias como essas.